Início » Esportes » Futebol Nacional » Brasileirão Série A » Penúltima rodada tem Corinthians x Grêmio e outras decisões

Penúltima rodada tem Corinthians x Grêmio e outras decisões

Rogerio Jovaneli

O Atlético-MG já é campeão, mas a reta final do Brasileirão promete fortes emoções. Neste domingo (5), por exemplo, tem um quente Corinthians x Grêmio. O duelo acontece às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo, e é só uma das decisões da penúltima rodada.

Neo Química Arena, estádio de Itaquera, será palco de um quente Corinthians e Grêmio neste domingo, pelo Brasileirão (Divulgação)

Jogando em casa, o Timão busca os três pontos que lhe garanta a vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2022.

O Tricolor gaúcho, por outro lado, vai à arena corintiana no bairro de Itaquera com o objetivo de seguir ainda com chance de escapar do rebaixamento na última rodada, na quinta-feira que vem. Para tanto, a vitória é obrigatória.

Ambos os times estão empolgados, vindos de vitórias importantes como mandantes. O Corinthians ganhou por 1 a 0 do Athletico-PR, enquanto o Grêmio, em ótima atuação na sua arena, bateu o São Paulo por 3 a 0.

O confronto marca a volta do hoje técnico gremista, Vagner Mancini, à Neo Química Arena, onde comandou o Alvinegro entre outubro de 2020 e maio deste ano. Ele foi demitido após a eliminação corintiana do Paulista para o arquirrival Palmeiras.

Para completar, há entre torcedores do Corinthians a cobrança para que o time ganhe e, assim, cause o rebaixamento do Grêmio neste domingo, dando uma espécie de troco pela queda do Timão, em 2007, no empate por 1 a 1 do Olímpico, antiga casa gremista, no Brasileiro daquele ano.

Confira as diferentes disputas e o que está em jogo na penúltima rodada: 

estádio do Morumbi, com céu escuro

(Reprodução: Instagram/São Paulo FC)

Além de Corinthians x Grêmio, a 37ª e penúltima rodada do Brasileirão conta com outros confrontos envolvendo disputas por vagas nas competições da Conmebol e também contra o rebaixamento. Confira:

Domingo (5):

16h: Corinthians x Grêmio (Neo Química Arena) – ambos precisam vencer. O Corinthians para assegurar vaga na fase de grupos da Libertadores, e o Grêmio para seguir com chance de evitar o rebaixamento.

16h: Atlético-MG x Red Bull Bragantino (Mineirão) – o Galo faz o seu último jogo em casa, para celebrar com a torcida a sua conquista, enquanto o time de Bragança precisa de resultado, na briga por vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

16h: Bahia x Fluminense (Itaipava Arena Fonte Nova) – Tricolor baiano precisa desesperadamente da vitória, para tentar escapar do rebaixamento na última rodada. Já o Tricolor carioca é um dos times que brigam por Libertadores, inclusive para ir à fase de grupos.

19h: Ceará x América-MG (Castelão) – confronto entre times de campanhas parecidas, já livres de rebaixamento e na briga por vaga na chamada Pré-Libertadores de 2022.

Segunda-feira (6):

19h: São Paulo x Juventude (Morumbi) – confronto direto que pode valer o afastamento definitivo do risco de rebaixamento para quem vencer.

19h: Athletico-PR x Palmeiras (Arena da Baixada) – Furacão recebe um Palmeiras já em ritmo de férias. O campeão da Sul-Americana tem a chance de se afastar de vez das últimas posições e poder se concentrar exclusivamente na final da Copa do Brasil.

20h: Flamengo x Santos (Maracanã) – o Rubro-Negro carioca só cumpre tabela, uma vez que não há mais disputa pelo título. Já o Santos deve disputar a Copa Sul-Americana 2022.

20h: Internacional x Atlético-GO (Beira-Rio) – o Inter se complicou nos últimos jogos, mas segue na briga por vaga na Pré-Libertadores. Enfrenta um Dragão já livre do risco de cair e agora já pensando em vaga na Sul-Americana.

20h: Cuiabá x Fortaleza (Arena Pantanal) – primeiro fora da zona de rebaixamento, o time mato-grossense luta para não cair, enquanto o Fortaleza tenta pegar uma das vagas diretas à Libertadores 2022.

21h: Chapecoense x Sport (Arena Condá) – duelo entre times já rebaixados.

Classificação atualizada do Brasileirão Série A:

troféu do brasileirão 2021 lembra 50 anos da primeira edição em 1971

Troféu de campeão brasileiro de 2021 faz alusão à primeira edição do campeonato, em 1971, também vencida pelo agora bicampeão Atlético-MG (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

1º Atlético-MG: 81 pontos (campeão!)
2º Flamengo: 71 pontos 
3º Palmeiras: 62 pontos 
4º Corinthians: 56 pontos
5º Fortaleza: 53 pontos
6º Red Bull Bragantino: 53 pontos

7º Fluminense: 51 pontos
8º América-MG: 49 pontos

9º Ceará: 49 pontos
10º Internacional: 48 pontos
11º Atlético-GO: 47 pontos
12º Santos: 46 pontos
13º Athletico-PR: 45 pontos
14º São Paulo: 45 pontos
15º Juventude: 44 pontos

16º Cuiabá: 43 pontos

17º Bahia: 40 pontos
18º Grêmio: 39 pontos
19º Sport: 34 pontos (já rebaixado)
20º Chapecoense: 15 pontos (já rebaixado)

* Vagas da fase de grupos da Libertadores: até o 6º colocado mais o Athletico-PR, já garantido como campeão da Sul-Americano.

** Vagas da Pré-Libertadores: 7º e 8º colocados.

*** Vagas da Sul-Americana: do 9º ao 15º colocado.

**** Rebaixados para a Série B: do 17º ao 20º colocado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *