Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da penúltima rodada do Brasileirão

Resumo da penúltima rodada do Brasileirão

Fernando Verchai

Pela 37ª rodada do Brasileirão, Corinthians marca no fim e empata com o Grêmio. Timão confirma vaga na fase de grupos da Libertadores. Já o Tricolor gaúcho se complica na luta contra a queda à Série B.

corinthians 1 x 1 grêmio - gol de renato augusto para o timão - penúltima rodada brasileirão 2021

Golaço de Renato Augusto evitou derrota do Corinthians para o Grêmio, pela 37ª rodada do Brasileirão. Timão assegurou vaga direta na Libertadores (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)

A penúltima (37ª) rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou neste domingo (5), com o Corinthians recebendo o Grêmio na Neo Química Arena em um confronto crucial para o Tricolor Gaúcho escapar do rebaixamento. Para tanto, o técnico Vagner Mancini preparou ou Grêmio agressivo mesmo jogando fora de casa. Com pressão na saída de bola do Corinthians e velocidade na definição das jogadas, o Grêmio conseguiu controlar a partida no primeiro tempo e, apesar de quase ter saído atrás no placar após uma bela jogada do camisa 10 corintiano, William, conseguiu sair na frente: Ferreirinha fez bela jogada na lateral do campo de ataque e cruzou para Diego Souza, que matou no peito e tocou na saída de Cássio para fazer o 1 a 0. No segundo tempo, Sylvinho tornou o time mais ofensivo com as entradas de Gabriel Pereira no lugar de Xavier e de Gustavo Silva na vaga de Giuliano. Do outro lado, porém, Vagner Mancini foi fechando cada vez mais o Grêmio no campo de defesa e bloqueou as possíveis investidas do Corinthians, que continuava levando perigo com as jogadas em profundidade de William e, também, de Gustavo Silva. Quem definiu o empate para o Timão, no entanto, foi um velho conhecido: Renato Augusto. O camisa 8, que estava jogando com mais liberdade no campo ofensivo, voltou um pouco para buscar a jogada, teve espaço para avançar e arriscou de fora da área: a bola foi no ângulo, acertando a trave antes de entrar, sem chances de defesa para Gabriel Chapecó.

Abatido, o Grêmio quase levou a virada nos acréscimos, mas Gabriel Chapecó salvou na melhor chance do Corinthians, com Gustavo Silva em chute cruzado de dentro da área. Com o resultado o Corinthians garantiu uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2022, pois não pode ser ultrapassado pelo Fluminense, 7º colocado (lembrando que, com o título do Palmeiras e a decisão da Copa do Brasil entre o líder do Brasileirão, Atlético Mineiro, e o campeão da Sul-Americana, Athletico Paranaense, os 5º e 6º colocados “herdam” vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores). O Grêmio, por sua vez, tem missão quase impossível para escapar do rebaixamento depois do empate e, inclusive, pode já ter o rebaixamento decretado nesta segunda-feira (6). Tudo depende dos resultados das partidas do Juventude (primeiro fora da zona de rebaixamento com 3 pontos de vantagem para o Grêmio), que enfrenta o São Paulo no Morumbi às 19 horas (de Brasília), e do Cuiabá (primeiro na zona de rebaixamento, também com 3 pontos de vantagem para o Grêmio), que recebe o Fortaleza na Arena Pantanal às 20 horas (de Brasília). Se ambos (Juventude e Cuiabá) somarem pelo menos um ponto, o Grêmio automaticamente não conseguirá deixar a zona de rebaixamento na última rodada, mas, se pelo menos um deles for derrotado, o Tricolor Gaúcho ainda vai para a última rodada com alguma chance de escapar da queda para a Série B.

Em confronto direto na busca por Libertadores, Ceará e América empatam sem gols no Castelão

Também no último domingo Ceará e América fizeram um confronto direto na busca por uma vaga na próxima Libertadores. Quem vencesse praticamente confirmaria seu lugar pelo menos na fase qualificatória da próxima Libertadores e ainda chegaria para a última rodada com boas chances de buscar a 6ª posição da tabela e confirmar vaga direta na fase de grupos, mas nenhum deles conseguiu sair de campo com os 3 pontos. Mesmo jogando fora de casa, o América se mostrou mais preparado e organizado, e criou as primeiras chances de marcar, mas o goleiro João Ricardo foi bem para segurar o ímpeto do time comandado por Marquinhos Santos. Com o apoio da torcida, o Ceará cresceu na partida depois dos 20 minutos, mas teve dificuldade para criar e praticamente não fez o goleiro Matheus Cavichioli trabalhar. No segundo tempo o Ceará tomou conta do jogo e criou as melhores chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar. Em uma das melhores chances, Mendoza voltou para buscar a jogada, escapou da marcação no campo de defesa e de lá mesmo acionou Cléber nas costas da defesa adversária: Matheus Cavichioli tentou sair como um líbero, mas foi driblado por Cléber, que aproveitou a chance para bater pro gol, mas  zagueiro Anderson chegou a tempo de fazer o corte quase em cima da linha. Logo na sequência, Cléber até conseguiu balançar as redes depois de uma bela jogada do time comandado por Tiago Nunes, mas o gol foi anulado por impedimento. Nos minutos finais, quando o Ceará foi para o tudo ou nada, o América teve a grande chance de sair com a vitória em um contra-ataque no qual Ademir saiu no 1 contra 1, deixou o zagueiro para trás e ficou na cara do gol, mas a finalização saiu pela linha de fundo. Com o resultado, o América segue na 8ª posição (a última que dá vaga na fase qualificatória da Libertadores) pelo número de vitórias, mas chega para a última rodada somando os mesmos 50 pontos do Ceará, 9º colocado. Com isso, o Internacional agora depende apenas de si para ficar com a 8ª posição do Brasileirão. Somando 48 pontos, o Colorado recebe o Atlético Goianiense no Beira-Rio nesta segunda-feira (6), às 20 horas (de Brasília), pela penúltima rodada, podendo alcançar os mesmos 51 pontos do Fluminense (7º) em caso de vitória. A partida vai contar com transmissão do SporTV para a TV fechada.

Hoje tem Athletico x Palmeiras, São Paulo x Juventude e mais Brasileirão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *