Início » Colunas » Coluna do Verchai » Merseyside derby esquenta rodada da Premier League

Merseyside derby esquenta rodada da Premier League  

No Goodison Park, Liverpool precisa de vitória no Merseyside derby para seguir na busca pela liderança da Premier League.

estádio do everton goodison park em liverpool
Merseyside derby: Goodison Park recebe o clássico entre Everton e Liverpool nesta quarta-feira (Reprodução: site do Everton/Getty Images)

O Liverpool entra em campo às 17:15 (no horário de Brasília) desta quarta-feira (1) para enfrentar o seu grande rival local, o Everton, no Goodison Park, em partida válida pela 14ª rodada da Premier League, que vai ser transmitida pela ESPN Brasil na TV fechada. Os Reds chegam para o maior clássico da cidade de Liverpool ocupando a 3ª posição da tabela, dois pontos atrás do atual líder, Chelsea. O time do Liverpool vive grande fase: está invicto na Liga dos Campeões, onde confirmou a liderança do grupo “B” com duas rodadas de antecedência, e perdeu apenas uma das 13 rodadas que disputou nesta Premier League. Mesmo ainda sofrendo com alguns problemas para escalar o time que acredita ser o ideal (antes Fabinho e Thiago Alcântara, agora Roberto Firmino e Naby Keita estão fora por lesão, além de Joe Gómez, Harvey Elliott e Curtis Jones), o técnico alemão Jürgen Klopp não está tendo problemas para manter o mais alto nível de rendimento dentro das quatro linhas. Tanto é que a única derrota do Liverpool na temporada foi fora de casa, pelo placar de 3 a 2, diante do West Ham, que é uma grande surpresa desta Premier League, pelo menos até este momento, em que ocupa a 4ª posição da tabela. Não à toa o Liverpool luta ponto a ponto com Manchester City e Chelsea, os atuais finalistas da Liga dos Campeões (um é o atual campeão europeu e o outro o atual campeão inglês) pela liderança da Premier League 2021/22. E não é só por seus próprios méritos que o Liverpool é amplo favorito para vencer o clássico com o rival, Everton, mesmo jogando fora de casa. Isso porque os Toffees fazem uma de suas piores campanhas das últimas temporadas, tendo perdido seis e vencido apenas quatro das 13 rodadas disputadas até aqui. O Everton é apenas o 14º colocado da Premier League e não por acaso está mais próximo da zona de rebaixamento do que da zona de classificação para uma das três competições europeias. O time comandado pelo espanhol Rafael Benítez chega para o clássico com uma longa seca de vitórias: vem de duas derrotas consecutivas e não vence há sete rodadas. É verdade que o Everton vai contar com o retorno de Richarlison, que cumpriu suspensão na última rodada, mas os zagueiros Mason Holgate e Yerry Mina, os meias Tom Davies e André Gomes, e o centro-avante Calvert-Lewin são desfalques certos dos Toffees. Portanto, uma vitória do Everton, ainda que jogando em casa, vai ser uma grande surpresa, pois a expectativa é de que o Liverpool vença e se mantenha forte na corrida pelo título da Premier League.

Líder, Chelsea entra pressionado para vencer se quiser se manter na liderança da Premier League

Os atuais campeões da Liga dos Campeões estão voando nesta Premier League e chegaram a abrir uma boa vantagem no topo da tabela de classificação, mas bastou o empate por 1 a 1 com o Manchester United na última rodada para os seus dois principais concorrentes (o atual vice-líder, Manchester City, e o 3º colocado, Liverpool) voltarem a diminuir a distância. Agora, porém, já tendo enfrentado todos os “Big Six” neste primeiro turno, tem boas condições de ter um rendimento perfeito para se manter na liderança pelo menos até o fim do primeiro turno, que ainda tem seis rodadas para serem disputadas. Nesta quarta-feira (1), às 16:30 (no horário de Brasília), com transmissão da ESPN pelo streaming da “Star+”, o Chelsea visita o Watford no Vicarage Road precisando somar os três pontos fora de casa para não correr o risco de perder a liderança da Premier League já nesta 14ª rodada. Chega a ser desnecessário citar o favoritismo do Chelsea, que venceu nove e perdeu apenas uma (para o Manchester City) das 13 rodadas que disputou até aqui, e os únicos desfalques do técnico Thomas Tuchel para a próxima partida são os meias Kanté e Kovacic, e o lateral-esquerdo Ben Chilwell. Romelu Lukaku, que voltou a entrar em campo nos últimos minutos do clássico com o Manchester United, deve estar entre os titulares.

Manchester City tem desafio diante do Aston Villa de Steven Gerrard para sonhar com liderança

No mesmo dia (1/11) e horário (17:15 de Brasília) do clássico de Liverpool, o Manchester City visita o Aston Villa no Villa Park, em Birmingham. Os Citizens chegam para o confronto embalados por uma sequência de cinco vitórias, que incluem um duelo com o PSG pela liderança do grupo “A” da Liga dos Campeões e um clássico com o rival local, Manchester United, em pleno Old Trafford, pela Premier League. É difícil cogitar a possibilidade de times como Chelsea, Manchester City e Liverpool não serem amplos favoritos a vencerem quaisquer outros adversários ingleses, mas é importante ressaltar o trabalho que vem sendo feito por Steven Gerrard no Aston Villa. O ídolo do Liverpool se destacou no comando dos Rangers, da Escócia, e chegou ao Aston Villa há pouco mais de duas semanas para substituir Dean Smith, que estava em sua quarta temporada no comando do clube. Gerrard teve a data FIFA para conhecer melhor o seu elenco, depois estreou com vitória sobre o Brighton em casa e voltou a vencer na última rodada, enfrentando o Crystal Palace fora de casa. O Aston Villa deixou a luta contra o rebaixamento e certamente espera arrancar pontos do Manchester City nesta partida para seguir se impondo no campeonato.

Deixe um comentário